Você esta usando um navegador desatualizado. Para uma experiência de navegação mais rápida e segura, atualize gratuitamente hoje mesmo.

MIES VAN DER ROHE

Arquiteto nascido em Aachen, Alemanha. Como arquiteto e designer em Berlim, influenciou a arquitetura moderna. Com designs inovadores para móveis tubulares de aço, como a ¨cadeira¨ Barcelona (1929) e arranha-céus de aço e vidro. Dirigiu a Bauhaus, em Dessau (1930-33), a qual fechou após ameaças nazistas. Apesar de ele ter construído apenas dezenove prédios, ele já era internacionalmente famoso quando foi para os EUA (1937), onde fundou e dirigiu o Departamento de Arquitetura do Instituto Armour, Chicago (posteriormente Instituto de Illinois de Tecnologia) (1938-58) e planejou o plano mestre do Instituto e alguns prédios no Campus.

Ele celebrou a tecnologia contemporânea e diversos materiais e, sob sua influência, a construção de arranha-céus mudando da alvenaria para metal e vidro. Segundo seu credo ¨Menos é mais¨ seus prédios eram caracterizados pelo designs simples e acessíveis, destituídos de ornamentos e eram compostos mais de espaços livres do que construções.

Um dos fundadores do estilo internacional, sua influência na arquitetura do século XX não pode ser menosprezada. Seu impactante e singelo Pavilhão Alemão na Exposição Internacional de Barcelona (1929) cristalizaram a aceitação pública para a arquitetura moderna. Seus prédios incluem os apartamentos de vidro da Lake Shore Drive em Chicago (1948-51), o Edifício da Seagran em New York (1956-58, em conjunto com Philip Johnson), e o Museu de Belas Artes, em Houston (1958-73).